Friday, July 20, 2007

Megalitismo norueguês contemporâneo



Imagens tiradas no Cabo Norte (Nordkapp) o ponto mais a norte da Europa continental ( 71º 10.35' N).

Situado bem acima do Círculo Polar Ártico, amenizado pela Corrente do Golfo (doutro modo seria tão inóspito como o Norte do Alaska ou a Sibéria às mesmas latitudes), foi também palco da presença do homem pré-histórico. Um grupo de geólogos noruegueses desenterrou recentemente um corpo de neandertal gelado (Nordkapp Man). Em tempos prehistóricos Nordkapp era um local de sacrifícios Sami (Lapões) e na literatura turística encontram-se referências à presença de artefactos paleolíticos, neolíticos, etc.

As fotos são no entanto de "menires" modernos. De facto, trata-se de um monumento criado em 1989 por sete crianças de diferentes partes do mundo para simbolizar a cooperação, a amizade, a esperança e a alegria, através de todas as fronteiras. É uma iniciativa da "Children of the Earth" que patrocina um prémio anual para distinguir uma organização ou projecto que vise a melhoria das condições de vida das crianças no mundo. Desde 1989 a cerimónia de entrega tem ocorrido no Nordkapp.


C. Marciano

2 comments:

Renato said...

Tal como os ménires tinham um carácter místico para os povos ancestrais, tivessem esses "menires" modernos a capacidade mística de alterar o destino de tantas crianças ao cimo da Terra...

Diaaabo said...

O megalitismo não morreu!