Friday, January 12, 2007

Godel: um polidor de machados nos arredores de Évora





O povoado do Godel localiza-se num cabeço destacado, mais ou menos equidistante dos recintos megalíticos da Portela de Mogos e do Vale Maria do Meio, assim como das antas da Valeira. Há uns anos, no contexto dos trabalhos desenvolvidos no Vale Maria do Meio, foram recolhidos, à superfície, alguns escassos vestígios de ocupação, no Calcolítico (III milénio antes de Cristo), nomeadamente pesos de tear (crescentes) e bordos espessados.

Para além disso, no topo do cabeço, sobressai um grande afloramento de rocha anfibólica aproveitado para a implantação de um marco geodésico. Junto à base do marco, existe um polidor de machados formado por uma "cama" de polimento e três sulcos de secção em V, com espessuras diferentes e comprimentos na ordem dos 8-10 cm. Estes sulcos, apesar de mais curtos recordam, como se viu, aqueles que foram identificados no povoado do Alto de S. Bento.

Os polidores de machados deste tipo são raros em Portugal, embora se encontrem , com frequência, polidores móveis, em contextos de habitat Neolítico e Calcolítico; porém, noutras áreas europeias são relativamente frequentes.

http://www.megalithic.co.uk/search.php?author=&topic=&country=&query=&type=&category=&county=&sitetype=66


Note-se que os machados se tornaram um dos temas simbólicos mais recorrentes no Neolítico europeu; trata-se, naturalmente, de um utensílio fundamental para o próprio processo de neolitização, em que o abate de florestas foi uma das acções preliminares, indispensáveis à prática da agricultura e da pastorícia.

Por outro lado, são conhecidos, no contexto europeu, vários casos em que a própria produção de machados ocorreu, aparentemente, em contexto altamente simbólicos.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=axe+quarries+Le+Pinacle&meta=

http://links.jstor.org/sici?sici=0028-646X(199303)123%3A3%3C585%3APIDAWA%3E2.0.CO%3B2-P

Abstract:
In the site of Godel, near Évora, with Early Bronze Age artefacts on surface, we found a axe polisher made on a amphibolites outcrop.
This kind of feature is very rare in Portugal, though frequent in some other European areas. We can consider a possible ritual meaning, mostly considering the location as well as some parallels with other similar occurrences in European Neolithic.
We can also question the methodological division between ritual and everyday life places.
In a previous post there are images of something similar in another Neolithic settlement close to Évora: Alto de S. Bento.

1 comment:

Elias Lopez-Romero said...

Interessante descoberta porque, em verdade, estes polidores são raros na Península Ibérica; esta ausência destaca mais ainda quanto noutros países como na França encontram-se muito frequentemente. Diferença no registo arqueológico o problema tradicional de identificação destes elementos da parte dos investigadores portugueses e espanhóis?