Friday, January 26, 2007

Porro: natural outcrop, carvings and settlement






Hoje revisitei o curioso sítio do Porro, junto à pedreira do Monte das Flores, nos arredores de Évora (estrada para Valverde).

Tinha identificado o sítio, em 2003, no âmbito das prospecções que dirigi no concelho de Évora e cujos resultados integram o PDM de Évora.


Trata-se de um povoado do Neolítico final/Calcolítico, que ocupa um cabeço garanítico amplo e relativamente destacado na planície envolvente. Na área do povoado, existe um enorme afloramento granítico, de desenvolvimento vertical, no qual identifiquei um círculo e uma espiral (ou semicírculo, ou báculo...) gravados pela técnica do picotado.


A raridade das gravuras em afloramentos graníticos, na região, torna este geomonumento particularmente interessante.


O rochedo tinha já sido anotado pelo Francisco Bilou que me contou uma saborosa história acerca do mesmo.


Parece que, quando o caminho de ferro foi inaugurado, há mais de cem anos, a Rainha D. Amélia viajou na carruagem inaugural. Chegada à estação do Porro (o nome que ainda subsiste no Monte que ocupa a parte mais alta do cabeço e que, obviamente, derivou da sugestiva forma do rochedo), perguntou o nome do sítio e tendo sido informada, ter-se-á mostardo escandalizada com um nome tão obsceno e sugeriu que se passasse a chamar Monte das Flores (era Primavera e os campos estavam floridos). Nome que ficou até hoje.


Abstract


Curious Late Neolithic/EBA settlement, with a huge granitic outcrop carved with pecked motifs: circle and spiral. These kind of rock art is very rare in the region, on granit rocks.

No comments: